bugio-ruivo - definitie. Wat is bugio-ruivo
Diclib.com
Woordenboek ChatGPT
Voer een woord of zin in in een taal naar keuze 👆
Taal:

Vertaling en analyse van woorden door kunstmatige intelligentie ChatGPT

Op deze pagina kunt u een gedetailleerde analyse krijgen van een woord of zin, geproduceerd met behulp van de beste kunstmatige intelligentietechnologie tot nu toe:

  • hoe het woord wordt gebruikt
  • gebruiksfrequentie
  • het wordt vaker gebruikt in mondelinge of schriftelijke toespraken
  • opties voor woordvertaling
  • Gebruiksvoorbeelden (meerdere zinnen met vertaling)
  • etymologie

Wat (wie) is bugio-ruivo - definitie

ESPÉCIE DE PRIMATA
Alouatta fusca; Bugio-marrom; Alouatta guariba

Turdus iliacus         
Tordo-ruivo-comum; Tordo-ruivo; Sabiá-ruivo
O Sabiá-ruivo (Turdus iliacus) é uma ave da família Turdidae.
Rutilismo         
  • centro
COR DE CABELO
Ruivo; Ruiva; Cabelo ruivo
Rutilismo é uma característica genética responsável pela ocorrência de cabelos ruivos, ou seja, pelos e cabelos de coloração avermelhada, laranja avermelhados ou vermelho acobreado. A presença de cabelos ruivos ocorre em aproximadamente 2% da população humana.
Ruiva         
  • centro
COR DE CABELO
Ruivo; Ruiva; Cabelo ruivo
f.
Nome de várias plantas rubiáceas, ("rubia").
Espécie de tordo.
Ave, o mesmo que "seixoeira".
Gír.
O mesmo que "polícia".
f.
Mulhér, que tem cabello ruivo ou loiro avermelhado.
(De "ruivo")

Wikipedia

Bugio-ruivo

O bugio-ruivo, bugio-marrom ou simplesmente bugio (nome científico:Alouatta guariba) é uma espécie de primata do Novo Mundo que habita o leste e sudeste do Brasil e a província de Misiones na Argentina. A coloração consiste de um castanho escuro, com região lombar variando de uma tonalidade ruiva a alaranjada, sem dicromatismo sexual em A. g. guariba, mas com dicromatismo sexual acentuado em A. g. clamitans. Sua área de distribuição pode se sobrepor com a do bugio-preto, o que permite a existência de prováveis híbridos entre as duas espécies. Entretanto, estudos moleculares demonstram que o bugio-ruivo é mais próximo evolutivamente do bugio-de-mãos-ruivas, tendo se separado dessa espécie há cerca de 4 milhões de anos.

Os bugios são majoritariamente folívoros, comendo outros itens alimentares de forma casual: entretanto, há uma grande seletividade nas espécies de plantas consumidas por esses primatas. Cerca de 3/4 da dieta é composta por folhas, sendo que cerca de 41% dessas provêm de lianas, e como mostrado em estudos na Mata de Santa Genebra em Campinas, mais da metade da dieta provém de apenas de 6 espécies.

Como os outros integrantes do gênero Alouatta, o bugio-ruivo emite vocalizações em contextos de territorialidade: cerca de 92% das vocalizações se dão em momentos de contato visual com outros grupos.

São conhecidos pelo fato de que quando se sentem ameaçados, eles defecam em sua mão e jogam na pessoa, causando sensação de queimação.

Possui duas subespécies:

  • A. g. clamitans - encontrado ao sul do rio Doce;
  • A. g. guariba - encontrado ao norte do rio Doce e é considerado como criticamente em perigo pela IUCN e o IBAMA.

Gregorin (2006) considerou essas duas subespécies como espécies separadas, A. fusca (sendo que este nome é sinônimo de A. guariba) e A. clamitans.